segunda-feira, 15 de novembro de 2010

DOENÇAS PERIODONTAIS

Existem muitas doenças que podem acometer o  periodonto, que nada mais é do que  os tecidos que dão suporte aos dentes tais como osso, gengiva, ligamento periodontal e cemento.
As que ocorrem na maioria das vezes e na maior parte da população são chamadas de Periodontite e Gengivite.

Gengivite
Das doenças que atingem a gengiva, a gengivite é a mais comum, causada pela presença de microrganismos (bactérias) que habitam o sulco gengival, ou seja, abaixo da gengiva, estando ali estas bactérias formam um complexo que é chamado de biofilme e são capazes de produzir substâncias que causam danos às células gengivais e conseqüentemente uma inflamação no local.
Os sintomas incluem vermelhidão da gengiva, dor e sangramento ao escovar os dentes.
O que leva ao desenvolvimento da gengivite é má escovação ou falta de escovação dos dentes, pesquisas mostraram que a não realização da higiene bucal leva em dias a instalação do processo inflamatório e a gengivite.
O tratamento da gengivite é simplesmente restabelecer a escovação após as refeições tanto dos dentes como língua e bochechas. Fazendo isso ela regride sem deixar nenhuma seqüela.



Periodontite
A periodontite é a doença periodontal que resulta da extensão do processo inflamatório iniciado na gengiva para os tecidos de suporte dos dentes.
A periodontite é uma inflamação crônica que acomete gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes, sendo definida como uma condição patológica multifatorial complexa, na qual a microbiota assim como a resposta imunológica do indivíduo contribuem para a destruição do periodonto. Ela é uma das principais causas de perda de dentes em adultos e a principal causa em pessoas idosas, pela destruição aos poucos das estruturas de sustentação do dente durante as manifestações da periodontite ao logo da vida.
Esta doença pode, também, promover mobilidade e mudança de posição dos dentes e seus sintomas incluem sangramento gengival, alteração do paladar, sensibilidade dental, dores e desconfortos gengivais, alteração da cor dos dentes, mau hálito e tártaro, uma vez que há formação de bolsas nestas regiões, geralmente permeadas de bactérias, e destruição óssea. Em muitos casos, os dentes da frente podem se projetar para fora e pode ocorrer presença e acúmulo de pus.
Uma boa higiene bucal e visitas periódicas ao dentista previnem o aparecimento da infecção, uma vez que a formação de placas bacterianas é um dos fatores principais do aparecimento desta. Fumo, bruxismo, deficiências nutricionais, medicamentos e doenças emocionais podem potencializar os efeitos da periodontite.
O tratamento consiste em raspagens e, em casos mais acentuados, cirurgias periodontais. Pode ser necessário o uso de antibióticos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário