sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O que pode e o que não pode ser transmitido pelo beijo


O QUE PEGA:

Herpes
Mesmo que no momento do beijo o parceiro não tenha nenhum indício do problema, ele pode ter o vírus causador da doença e transmiti-lo. Depois do contágio, não há cura e a pessoa passa a conviver com o herpes, que pode se manifestar anos mais tarde, geralmente durante fases em que estiver com a imunidade baixa. O herpes pode aparecer como um machucado na boca ou até mesmo em outras partes do corpo.

Gripe, Gripe A
O vírus da gripe mais temida em 2009 (H1N1) pode ser transmitida pelo beijo; o qual é uma maneira extremamente eficaz de contaminação. Os sintomas da doença são semelhantes aos de uma gripe comum, com febre, tosse, coriza e dores de cabeça e no corpo.

Sífilis
A sífilis pode ser transmitida pelo beijo, se a outra pessoa estiver contaminada e tiver alguma ferida na boca. A forma mais comum de contágio, no entanto, é a sexual. A doença é causada por uma bactéria chamada treponema pallidum e pode aparecer em diferentes partes do corpo e levar até uma semana após o contágio para aparecer.

Cárie
Se você não dá a devida atenção à higiene bucal, pode pegar – e transmitir – cárie através do beijo. Para evitar pegar a bactéria alheia, capriche na escovação e não abra mão do fio dental diariamente, assim você fortalece a sua imunidade bucal e as bactérias não encontrarão um ambiente propício ao desenvolvimento.

Meningite
De acordo com um estudo realizado por médicos australianos, beijar na boca de múltiplos parceiros aumenta em quatro vezes a chance de pegar meningite meningocócica. A definição de “múltiplos” para os pesquisadores é de sete pessoas em duas semanas. A transmissão da meningite é preocupante, já que a doença tem uma evolução rápida e pode ser fatal. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, vômitos, diarréia e rigidez dos músculos da nuca, ombros e costas.

Mononucleose
Não é preciso dizer qual a principal forma de contaminação da chamada “doença do beijo”. Como nem sempre a pessoa sabe que tem o vírus Epstein-Barr, já que a mononucleose pode ser assintomática, ela acaba transmitindo a

doença a outras pessoas. Nos casos em que há sintomas, os principais são fadiga, dor de garganta, tosse e inchaço dos gânglios, aumento do número de monócitos (glóbulos brancos) no sangue. Vale lembrar que o vírus pode ficar incubado de 30 a 45 dias no organismo e não tem cura.

Uretrite
 Inflamação da mucosa da uretra.

Candidíase
Afecção aguda, subaguda ou crônica causada por leveduras pertencentes ao gênero Candida albicans.

Tuberculose
Doença infecciosa e contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch).

Gengivite
Inflamação da gengiva, causada por bactérias (placas), que pode se agravar e atingir o osso que  envolve e mantém firmes os dentes. Tem-se observado o aumento do número de casos de gengivite.

 Faringite
Inflamação da faringe, região situada entre as amígdalas e laringe (onde se forma a voz), pode ser causada por vírus e bactérias.

 Laringite
Inflamação aguda ou crônica da laringe (onde estão as cordas vocais), causada por vírus e também bactérias.

 Amigdalite
Inflamação das amígdalas, geralmente provocada por uma infecção estreptocócica (bacteriana) ou, com menos freqüência, por uma infecção viral.

Hepatite
Tipo A
: Sua principal forma de contágio é através de fezes contaminadas. Raramente será transmitida através do beijo. A hepatite A também provoca febre, diarréia e deixa a pele amarelada. Não existe um tratamento específico para a doença, indica-se muito repouso e nada de bebida alcoólica.

Tipo B: Pode ser transmitida pelo beijo. Para isso acontecer, a pessoa doente tem que ter um machucadinho na boca, corte, ou qualquer coisa que libere sangue. A forma mais comum de contágio dessa doença é pelo contato com sangue contaminado: seringas, transfusões, etc. A hepatite B afeta o fígado e num estágio mais avançado pode até causar cirrose.



O QUE NÃO PEGA

Hepatite Tipo CDe acordo como o Ministério da Saúde do País, esta não é transmitida pelo beijo. É possível pegar hepatite C tendo contato com o sangue contaminado ou em relações sexuais sem o uso da camisinha. A hepatite C é causada pelo vírus HCV e, em geral, os sintomas levam até 10 anos para se manifestar.

Gonorréia
Ou blenorragia, é causada por gonococo, caracteriza-se por uma inflamação das vias geniturinárias (relativo às funções de reprodução e de eliminação de urina), com corrimento purulento e dores à micção. Sua transmissão ocorre através do contato sexual.

Aids
Não existe nenhum caso registrado na literatura de contágio pelo beijo, suor, lágrimas, usar o mesmo sabonete, talher ou copo. Sua transmissão ocorre através de relações sexuais não protegidas, transfusões de sangue, amamentação e uso de seringas e agulhas compartilhadas.



2 comentários:

  1. Muito bom o post... cheio de informação útil! Parabéns novamente aos organizadores pela idéia e pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Ei Tony! Obrigado por essa paz de informação que você compartilhou sobre o Dr. Iyabiye sobre a cura da hepatite, ele é de fato uma bênção, entrei em contato com ele e me curei depois de aplicar seu tratamento. Ele me enviou o medicamento através do serviço de correio DHL foi fácil para mim e eu tomei o remédio por 4 semanas e fui para o hospital depois para um teste e foi negativo. Eu vim até aqui para lhe dizer que você está certo sobre a medicação dele, está tudo bem comigo agora. Muito obrigado. Apenas no caso de alguém lá fora, que vai gostar de alcançá-lo, aqui está o seu contato: iyabiyehealinghome@gmail.com Call / Whatsapp: +2348072229413

    ResponderExcluir